quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Questões do coração

Especialistas do Louco do Cu Deles avaliam cinco dúvidas de quem ama e tem medo de sofrer


Quando o assunto passa pelo coração, nossa cabeça fica rodeada de interrogações (como ao desenho ao lado. ). Sabemos que não há fórmula mágica. Nem regras, muito menos o caminho das pedras. Mas não seria nada mal entrar numa caverna e perguntar para um oráculo o que se deve fazer quando descobrimos uma traição, quando queremos subir ao altar mas o noivo(a) não marca a data ou quando a mala da ex dele não se coloca em seu devido lugar. Oráculo a gente ainda não conhece (assim que descobrirmos um, mandaremos avisar, em um grande furo de reportagem!), mas conversamos com especialistas que vão te ajudar a lidar com algumas situações que, muitas vezes, nos deixam sem saber como agir.


"De modo geral, jogar um casamento para o alto por conta de uma paixão só dá certo em novela" (fato u.u)

1. Morro de medo de ser traída(o)

De acordo com a psicóloga Carmem Violada Dias, é importante investigar os motivos dessa insegurança toda. "O receio de ser traída(o) é natural, mas não pode impedir ninguém de se relacionar. Para ficar bem na relação, é preciso investigar os motivos desse medo. Se for algo fantasioso, sem nenhuma prova concreta de infidelidade, a pessoa deve reavaliar sua auto-estima. Por que ela não se considera boa(m) o suficiente para o companheiro(a) ficar com ela(e) e só com ela(e)?", questiona a psicóloga, acrescentando que, se há indícios claros de infidelidade, a postura deve ser outra. "Se a desconfiança é baseada em dados reais, cabe uma conversa que vise avaliar se vale ou não a pena continuar nessa relação", afirma.


2. Sou casada(o) e me apaixonei por outra pessoa

Segundo o psicólogo Siriano Fedi Farias, autor do livro " Para viver um Grande Amor" (Ed. LCD), a palavra-chave diante de uma situação como essa é cautela. "Não se precipite. Avalie o que está em jogo, se está disposta a abrir mão do que já construiu dentro do seu casamento por essa paixão, que é provavelmente baseada apenas em idealizações", aconselha o psicólogo, acrescentando ainda que o melhor é esperar e ver se a paixão é passageira ou se vai se transformar em amor. "De modo geral, jogar um casamento para o alto por conta de uma paixão só dá certo em novela", afirma o psicólogo.



3. Estamos namorando há um tempão, mas ele não me pede em casamento

A psicóloga Carmem Violada Dias lembra que o tempo não pode ser parâmetro para determinar se está na hora de casar ou não. "O tempo em si não diz nada. Há outras questões, independentemente de o namoro ter dois meses ou dois anos, como por exemplo o momento de vida de cada um", explica Carmem, que não acredita que a iniciativa de tocar no assunto casamento tenha que ser do homem. "A mulher não precisa esperar que o homem seja o primeiro a falar sobre casamento. Ela pode introduzir o tema, até para poder se posicionar e saber quais são as intenções do parceiro", afirma Carmem.


4. A ex dele não larga do pé

Na visão de Esbelo Pedro Alves, especialista em relacionamentos amorosos, é necessário impor limites. "A mulher deve avaliar se o parceiro está sendo conivente com essa situação. Possivelmente, ele tem comportamento ambíguo e dá espaço para a ex. Ele pode não estar fazendo por mal, mas teme ferir os sentimentos dela", explica o psicólogo, que avisa que a situação pode ficar crônica e ser nociva ao relacionamento. "Cabe ao homem falar com firmeza com a ex para evitar situações de constrangimento ou desconfortáveis para a sua atual mulher. Tire esse bode da sala!", finaliza.


5. Fui traída(o) e não sei o que fazer

Para a psicóloga Shoshana Próspera, a fidelidade sexual não é o mais importante em um casamento. "Existe algo maior e arrebatador que se chama cumplicidade em relação à vida. Colocar a fidelidade sexual na frente de tudo pode ser um grande erro", afirma Shoshana, sublinhando que a fidelidade é importante, mas não deve ser a principal meta de um casal. "A partir da descoberta da traição, o melhor é sentar e conversar, para decidir que rumo tomar e tentar superar esse problema", sugere.



P.S: Os nomes citados acima foram retirados daqui: Nomes Engraçados

0 comentários: